A BNCC e as experiências na educação infantil

TEXTO

A
A
A

Organizando trajetos formativos a partir dos Campos de Experiências da Base Nacional Comum Curricular para atender aos Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento na Infância.

Navegue pelos tópicos abaixo e conheça mais detalhes deste curso.

VISÃO GERAL DO CURSO

Público-alvo:

Docentes da Educação Infantil (alunos de 4 a 5 anos e 11 meses).

DIFERENCIAIS:

Os conteúdos exclusivos e a experiência acumulada nos projetos educacionais desenvolvidos pelo Instituto Ciência Hoje e pela Letra e Ponto Projetos Educacionais, certificados como tecnologia social pela Unesco e Fundação Banco do Brasil.

ESTRUTURA DO CURSO:

Programa organizado em sete (7) tópicos, desenvolvido para ambiente virtual.

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

Este curso tem o propósito de oferecer suporte prático ao professor para estimular o desenvolvimento dos alunos da Educação Infantil a partir dos Campos de Experiência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Vamos percorrer trajetos formativos em cada um dos 5 Campos de Experiências da BNCC, norteados pelos eixos estruturantes das práticas pedagógicas: “interações e as brincadeiras”, apoiados pelo conto e a contação de histórias  como elementos de suporte para as atividades práticas.

QUEM DESENVOLVEU O CURSO

Conteúdo: Instituto Ciência Hoje
Presidente: Alberto Passos Guimarães Filho (CBPF)

Conselho Consultivo:
Aldo Dutra (Inmetro)
Georgia Pessoa (FRM)
Débora Foguel (UFRJ)
Eduardo Fleury Mortimer (UFMG)
Gustavo Balduino (Andifes)
José Murilo de Carvalho (EGN e ABL)
Reinaldo Guimarães (Uerj)
Roberto Lent (UFRJ)
Roseli de Deus Lopes (USP)
Walter Araújo Zin (UFRJ)

Editores científicos – Revista Ciência Hoje

Ciências humanas e sociais:
Maria Alice Rezende de Carvalho (PUC-Rio)
Ricardo Benzaquen de Araújo (Iuperj)

Ciências ambientais:
Jean Remy Guimarães (Instituto de Biofísica/UFRJ)
Rodrigo Ornellas Meire (Instituto de Biofísica/UFRJ)
Vinícius Farjalla (Instituto de Biologia/UFRJ)

Ciências exatas:
Ivan S. Oliveira (CBPF)

Ciências biológicas:
Andrea Thompson Da Poian (Instituto de Ciências Biomédicas/UFRJ)

Editores científicos – Revista Ciência Hoje das Crianças
Andrea Thompson Da Poian (Instituto de Ciências Biomédicas/UFRJ)
Jean Remy Guimarães (Instituto de Biofísica/UFRJ)
Maria Alice Rezende de Carvalho (Iuperj)
Marcia Stein (Instituto Ciência Hoje)
Martín Makler (CBPF)
Salvatore Siciliano (Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz)

Desenvolvido por: Letra e Ponto Projetos Educacionais
Diretor: Ricardo Madeira
Gerente-Geral: Sandra Soares
Núcleo Digital: Nilton Varoto
Comunicação: Antônio Guimarães
Edição de Conteúdo: Thereza Venturoli
Revisão:
Projeto Gráfico:
Elaboração do Projeto Pedagógico: María del Carmen G. Chude
Diretora Pedagógica do Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação
Desenvolvimento de sistema: loja interativa
Bruno Galindo
Clovis Markan
Diego França
Diogo Barbosa
João Victor
Lucas Quedevez
Lucas Peixoto

Idioma Portugues

Obtenção de aprovação em todas as tarefas do curso.

Programa

Introdução

Tópico 1 – Retratos da Infância

Compromisso de todos com a infância

Quando as crianças brincam

O compromisso do docente com a infância

A Educação Infantil como uma janela de oportunidades

A educação infantil e as competências gerais

Direitos de Aprendizagem na Educação Infantil

Consolidação

O nosso trajeto

Geração de experiências

Reflexão

Tópico 2 – Corpo, gestos e movimentos

Proposta: Espetáculo Circense

Espetáculo: faz de conta que estamos no circo

Espetáculo, brincadeiras e cuidados

Autorreconhecimento e consciência corporal

Da imaginação ao circo

Gerador de experiências educacionais: faz de conta que estamos no circo

Trajeto, reflexão e prática

Reflexão

Tópico 3 – O eu, o outro e o nós

Proposta: Trilogia Narrativa

Solução para histórias sem texto

A narrativa do eu

Autorretrato: a narrativa do eu

Gerador de experiências educacionais: eu sou...

A narrativa do outro

Retratos: a narrativa do outro

Gerador de experiências educacionais: retratos

A narrativa do nós

Nós, do Brasil

Memórias de nossa terra

Gerador de experiências educacionais: memórias

Trajeto, reflexão e prática

Reflexão

Tópico 4 – Traços, sons, cores e formas

Proposta: O nosso Musical

O musical

O nosso musical: criação e arte

Cante e dance um conto

Gerador de experiências educacionais: O nosso Musical

Trajeto, reflexão e prática

Reflexão

Tópico 5 – Escuta, fala, pensamento e imaginação

Proposta: Teatro de bonecos “Mundo da imaginação”

O teatro de bonecos

O teatro de bonecos e o mundo imaginário

A imaginação no desenvolvimento da criança

A arte de encantar em sala de aula

Gerador de experiências educacionais: Teatro de bonecos ”Mundo da imaginação”

Trajeto, reflexão e prática

Reflexão

Tópico 6 – Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

A proposta: Museu das ideias e descobertas

O nosso museu

Uma boa pergunta

Brincar de explorador

Construindo o acervo

Gerador de experiências educacionais: Museu de ideias e descobertas

Trajeto, reflexão e prática

Reflexão

Tópico 7 – Síntese das aprendizagens: refletindo sobre a prática

A chave da aprendizagem

Coeducação entre gerações

Mensagem para o futuro