A BNCC e o Pensar Científico na Escola – dev-2

TEXTO

A
A
A

O acervo de conteúdos digitais como instrumento para explorar, experimentar e aprender Ciência na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular.

Navegue pelos tópicos abaixo e conheça mais detalhes deste curso.

VISÃO GERAL DO CURSO

Certificação:

Para receber a certificação de 40 horas é necessário completar com êxito todas as atividades interativas que compõem as etapas, responder aos questionários no final de cada tópico e à pesquisa de avaliação.

Público-alvo:

Docentes do ensino fundamental, anos iniciais (1° ao 5° ano).

DIFERENCIAIS:

Os conteúdos digitais únicos referendados por cientistas e a experiência acumulada nos projetos educacionais premiados, desenvolvidos pelo Instituto Ciência Hoje e pela Letra e Ponto Projetos Educacionais.

ESTRUTURA DO CURSO:

Programa organizado em quatro (4) tópicos, desenvolvido para ambiente virtual.

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

Este curso tem o propósito de oferecer suporte prático ao professor para estimular o letramento científico e tecnológico dos alunos do ensino fundamental a partir das competências gerais para a Educação Básica.

Vamos trabalhar como a leitura dos conteúdos do ambiente digital pode fazer parte das estratégias didáticas dos docentes na perspectiva de desenvolver projetos na escola com os alunos.

É um convite a aprender por que a Ciência é tão irresistível para as crianças e tão desafiadora para os educadores.

QUEM DESENVOLVEU O CURSO

Conteúdo: Instituto Ciência Hoje
Presidente: Alberto Passos Guimarães Filho (CBPF)

Conselho Consultivo:
Aldo Dutra (Inmetro)
Georgia Pessoa (FRM)
Débora Foguel (UFRJ)
Eduardo Fleury Mortimer (UFMG)
Gustavo Balduino (Andifes)
José Murilo de Carvalho (EGN e ABL)
Reinaldo Guimarães (Uerj)
Roberto Lent (UFRJ)
Roseli de Deus Lopes (USP)
Walter Araújo Zin (UFRJ)

Editores científicos – Revista Ciência Hoje

Ciências humanas e sociais:
Maria Alice Rezende de Carvalho (PUC-Rio)
Ricardo Benzaquen de Araújo (Iuperj)

Ciências ambientais:
Jean Remy Guimarães (Instituto de Biofísica/UFRJ)
Rodrigo Ornellas Meire (Instituto de Biofísica/UFRJ)
Vinícius Farjalla (Instituto de Biologia/UFRJ)

Ciências exatas:
Ivan S. Oliveira (CBPF)

Ciências biológicas:
Andrea Thompson Da Poian (Instituto de Ciências Biomédicas/UFRJ)

Editores científicos – Revista Ciência Hoje das Crianças
Andrea Thompson Da Poian (Instituto de Ciências Biomédicas/UFRJ)
Jean Remy Guimarães (Instituto de Biofísica/UFRJ)
Maria Alice Rezende de Carvalho (Iuperj)
Marcia Stein (Instituto Ciência Hoje)
Martín Makler (CBPF)
Salvatore Siciliano (Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz)

Desenvolvido por: Letra e Ponto Projetos Educacionais
Diretor: Ricardo Madeira
Gerente-Geral: Sandra Soares
Núcleo Digital: Nilton Varoto
Comunicação: Antônio Guimarães
Edição de Conteúdo: Thereza Venturoli
Revisão: Renato Bacci
Projeto Gráfico: Patrícia Tagnin
Elaboração do Projeto Pedagógico: María del Carmen G. Chude
Diretora Pedagógica do Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação
Desenvolvimento de sistema: loja interativa
Bruno Galindo
Clovis Markan
Diego França
Diogo Barbosa
João Victor
Kaffaell Salvaterra

Idioma Português

Programa

Bem-vindo

Tópico 1 – A Ciência que fazemos

Pra Começar

Ciência é...

Instrumento de divulgação científica

A Ciência e as áreas do conhecimento

Questão que nos preocupa

Desafio

Reflexão

Tópico 2 – A BNCC, linguagens e interesses das crianças

O documento da educação

As 10 competências da BNCC

A estrutura básica da BNCC para o ensino fundamental

A importância das habilidades

O currículo estadual, Aprofundando a BNCC e contextualizando as aprendizagens

Experiência de leitura

Competência e práticas de leitura propostas na BNCC

Conectando os múltiplos interesses das crianças com a Ciência que aprendemos na escola

Consolidação

Reflexão

Tópico 3 – Conectando Competência, Conteúdo CHC e Currículo

Da BNCC aos materiais de aprendizagem

Conteúdos mediadores para desenvolver as competências da BNCC

Materiais para a aprendizagem conectados com as crianças

A autoria da aula: os materiais de aprendizagem e o desenvolvimento de competências

Mais uma conexão

Compreensão

Reflexão

Tópico 4 – Por que reinventar a prática

A divulgação científica como inspiração para novas práticas

Por onde começar?

Geração de novas práticas

Experiência e transformação

Fim da jornada

Certificação