Recomendações para êxito

TEXTO

A
A
A

“A BNCC e o pensar científico na escola” é um curso desenvolvido na modalidade EAD, autoinstrucional, que se adapta ao ritmo e às possibilidades do cursista.

Visando contribuir para tornar a sua experiência mais proveitosa e prazerosa, elencamos algumas recomendações importantes.

Entenda a navegabilidade

É importante que o cursista compreenda bem a forma como os conteúdos estão organizados e os mecanismos básicos de interação com a plataforma. Por isso é muito importante assistir ao vídeo instrucional no início do curso. Esse conteúdo dever ser visto com calma, dando atenção a cada detalhe. Se necessário, dever ser assistido mais de uma vez.

Tempo de leitura

O curso possui algumas etapas com conteúdos de leitura. É muito importante que essa leitura seja feita com calma e tranquilidade. Mesmo nas etapas que possuem atividades interativas, é fundamental compreender bem os enunciados para realizar a atividade corretamente.

Andamento no curso

Os conteúdos do curso têm relação direta com a atividade prática do professor. Por isso é importante realizá-lo de forma ritmada, associando-o com a realidade da escola. A cada tópico realizado, procure relacionar o que foi visto no curso com a vivência na sala de aula e somente depois inicie um novo tópico.

Exercitar atividades

Algumas etapas possuem atividades que podem e devem ser exercitadas na prática. Antes de continuar o curso, procure realizá-las, adaptando-as de acordo com sua realidade e suas possibilidades.

Atividades interativas

O curso possui um conjunto de atividades interativas para ampliar a compreensão dos conteúdos. É importante que essas atividades sejam realizadas quando o cursista estiver seguro sobre o entendimento do conteúdo. Sendo assim, antes de iniciar as atividades, se necessário, releia o conteúdo, pois os dados da sua progressão na atividade ficarão registrados.

Gerador de práticas

No último tópico há o aplicativo “Gerador de práticas educacionais”. Sugerimos especial atenção para este recurso e a dedicação de um bom tempo para uma imersão. É fundamental que o cursista exercite as práticas com seus alunos e compreenda o trajeto de planejamento que ele apresenta.

Biblioteca de arquivos

Recomendamos que crie o hábito de visitar a “Biblioteca de arquivos” sempre que acessar o curso, pois ela possui documentos e conteúdos adicionais que permitem o aprofundamento de alguns temas abordados, como também traz as edições completas das revistas de onde foram extraídas as matérias vistas no “Gerador de práticas educacionais”.

Revisite o curso

O curso foi desenhado para estabelecer uma relação direta entre teoria e prática, sendo, deste modo, um importante aliado do professor. Mesmo depois de concluir o curso, procure retornar e rever o conteúdo de algumas etapas que podem ajudá-lo no seu cotidiano na escola, principalmente a etapa “Gerador de práticas educacionais”.

Para terminar

É importante lembrar que, independentemente do formato, todo processo de ensino e aprendizagem depende de dedicação, organização, um ambiente tranquilo e foco. Nos cursos autoinstrucionais isso é fundamental. Portanto, sugerimos o estabelecimento de um ritmo cadenciado para que não se torne extenuante para o cursista e possa prejudicar o seu aproveitamento.

Essas são algumas recomendações básicas que podem ajudar para um bom desempenho no curso. São simples, porém muito eficientes. Desejamos-lhe um bom curso.