Comunidade de Práticas

TEXTO

A
A
A

Olá Cursista, seja bem-vindo à Comunidade de Práticas do Ambiente Digital do Projeto Ciência Hoje.

A Comunidade de Práticas é formada pelos professores do ensino fundamental da rede municipal e representa a ampliação do Projeto Ciência Hoje Digital no processo de formação docente. Tem o objetivo de estimular os docentes a compartilharem experiências e pensarem formas de encaminhar ações práticas em sala de aula com seus alunos, a partir dos recursos do ambiente digital.

Para tanto, está estruturada em torno de um trajeto formativo composto por 3 minicursos virtuais e atividades presenciais conjuntas nos horários de trabalho coletivo na escola, conduzidas pelo coordenador pedagógico. As atividades no ambiente digital e as presenciais na escola estão organizadas para serem realizadas em períodos específicos, a fim de estabelecer um ritmo de aprendizagem que contemple estudo e prática. (Veja calendário)

A nossa Comunidade de Práticas é um lugar de compromisso com a ação, com as relações interpessoais e com o conhecimento compartilhado entre os docentes, a fim de estimular o letramento científico e tecnológico dos alunos. Vamos aprender juntos?

MINICURSO


A BNCC e o Currículo Paulista

10 horas

Este minicurso traz um olhar prático acerca da BNCC com o objetivo de estimular os docentes a desenvolverem um repertório compartilhado de estratégias, visando criar possibilidades de implementação das diretrizes educacionais no cotidiano da escola.

MINICURSO


Perguntas e Interesses das Crianças

10 horas

Este minicurso organiza momentos que permitem ao docente diagnosticar o que os seus alunos sabem e o que têm vontade de saber para, assim, estimular a curiosidade a partir de desafios reais com o objetivo de desenvolver a autonomia e o protagonismo.

MINICURSO


Gerador Práticas Educacionais

10 horas

Este minicurso oferece um repertório compartilhado de estratégias e recursos para que o docente elabore um planejamento de aula a partir de desafios, focado no desenvolvimento das competências, alinhado aos referenciais curriculares e às orientações pedagógicas da rede, e produzido de forma colaborativa, para assim construir sequências de aprendizagem significativas para desenvolver projetos com os alunos.