TEXTO

A
A
A

Mãos em movimento

É hora de fazer uma ponta entre o Brasil e o Japão! É hora de origami! Você já ouviu esta palavra? Ela significa ‘dobrar papel’. Mas não se trata de uma dobra qualquer. Origami é a arte japonesa de dobrar papel, que você aprende aqui, nesta edição especial da CHC!

Estudos demonstram que os principais benefícios para quem trabalha com origami estão diretamente ligados ao desenvolvimento da memória, da criatividade, do raciocínio lógico, da percepção visual e espacial, da coordenação motora, da concentração, do alívio de tensões, da paciência, da autoestima e da empatia. Legal, hein?!

Mas vamos logo colocar a mão na massa – ou melhor, no papel! –, porque temos 11 origamis incríveis para produzir!

No origami, utilizamos geralmente um papel com formato quadrado. O tamanho tradicional é o de 15 centímetros de lado, mas pode ser maior ou menor, desde que seja quadrado.

 

Vamos precisar de:

  • papéis (pode ser de jornal, revista, presente, sulfite etc., desde que cortados em quadrados);
  • cola de bastão (ou branca);
  • tesoura sem ponta;
  • clipes de papel;
  • borracha;
  • canetinha preta;
  • palito de dente e de churrasco;
  • miçangas, lantejoulas e olhinhos móveis (esses materiais são opcionais para decorar os origamis).

Agora, é seguir o passo a passo de cada origami. Bom trabalho!

 

Tereza Yamashita,
Designer e escritora.

Tereza Yamashita no Youtube
yamashitatereza.com
Saiba mais quem é Tereza


Coração

Um origami de coração pode ser usado para decorar o seu quarto, a sala de aula, cartões para pessoas queridas… Você pode escolher o tipo de papel, lembrando que é sempre bom reutilizar, não é mesmo?

Fotos Tereza Yamashita

Copinho

O origami de copinho você não pode usar para beber água, é claro! Mas pode servir para colocar um lanchinho, como uma lixeirinha ou até como um chapéu, se fizer com um papel grande. Vamos reciclar e cuidar do planeta?

Fotos Tereza Yamashita

Gato

Quem ama os animais? Eu amo muito! Você vai perceber que o passo a passo do origami de gatinho é igual ao do copinho. Mas… Vamos virá-lo de cabeça pra baixo e desenhar. Ele pode ser usado como dedoche, para teatrinho ou contação de histórias. Divirta-se!

Fotos Tereza Yamashita

Vaso com flor

Para quem gosta de plantas, esse é um origami especial! Ele também pode partir da reutilização de papéis, como o das revistas, que são bem coloridas. Ao final, que tal fazer um desenho-colagem, um jardim bem colorido de flores para homenagear a primavera?!

Fotos Tereza Yamashita

Kabuto – chapéu do samurai

Esse origami é uma homenagem às tradições japonesas, como a história dos samurais. Que tal pesquisarmos um pouco sobre isso? Podemos conversar com os amigos e amigas de turma, enquanto fazemos esse chapéu especial!

Fotos Tereza Yamashita

Peixe

O origami do peixe segue o passo a passo do origami do chapéu do samurai. A ideia, neste aqui, é escolher um papel bem colorido para dobrar. Assim ele vira um peixe ornamental, como dos aquários!

Fotos Tereza Yamashita

Leia o poema O menino, o chapéu e o peixe,
de Tereza Yamashita, publicado na CHC.


Cisne

O cisne é uma ave bem grande e pesada, e, mesmo assim, voa lindamente. Existe até um balé chamado O Lago dos Cisnes, já ouviu falar? Guarde a curiosidade enquanto faz o seu origami de cisne ficar bem bonito!

Fotos Tereza Yamashita

Cata-vento

O cata-vento é origami bem conhecido e divertido. Para dobrar, podemos utilizar papel reciclável, como aqueles mais resistentes de embalagem de caixinha de leite ou suco. Para a base, usaremos um palito de churrasco. Vamos lá?

Fotos Tereza Yamashita

Pião

O pião é um brinquedo muito antigo. Você já brincou de rodar pião? Pois agora você vai aprender a fazer um de papel. É muito divertido, e gira sem parar! Ah, aqui vamos precisar do palito de dente!

Fotos Tereza Yamashita

Marcador de livro Monstrinho Devorador de Livros:

Você gosta de ler? Ah, não tem nada melhor do que mergulhar na leitura e deixar a nossa imaginação fazer o próprio filme! Para que você não se perca na leitura, aqui vai o passo a passo do origami em forma de monstrinho devorador de livros!

Fotos Tereza Yamashita

Coroa

Depois de ler um livro de contos de fada, que tal brincarmos de teatro? Vamos fazer uma bela fantasia? Aqui poderemos representar um rei ou uma rainha. Divertido, não?! Mãos em movimento para fazer esse incrível origami de coroa!

Fotos Tereza Yamashita

Especial

Experimentos

Volume 1

Especial

Experimentos

Volume 1