TEXTO

A
A
A

Passo quadrado

Para ir do início ao final, você pode se mexer somente para a esquerda, para a direita, para cima ou para baixo. Ah! O número de quadrados que você pode andar é o número do quadrado em que você se encontra – por exemplo: se estiver em um quadrado com o número 3, você precisa andar 3 quadrados.

Gráficos Marina Vasconcelos

Mistério matemático

Um arqueólogo encontrou as seguintes inscrições em uma caverna.

Você sabe dizer qual a relação entre esses símbolos e a matemática?

Ilustração Marcelo Pacheco

Superdica!

Use um papel para cobrir todos os símbolos e vá deslizando o papel para a direita bem devagar. O que você percebe? Que tal usar a mesma lógica para escrever o seu nome?


De arrancar os cabelos

Há mais fios de cabelo em uma pessoa jovem do que pessoas em um grande estádio de futebol lotado? Tente imaginar, converse com os amigos, chame a família para pesquisar na internet e dê um palpite!

Ilustração Marcelo Badari

Olho vivo!

Quantos quadrados você vê na figura?


A ordem das coisas

Experimente somar 5 mais 3. Agora, some 3 mais 5. Nos dois casos, o resultado é 8, certo? Mas a vida nem sempre é igual à matemática… Você consegue imaginar ações em que a troca da ordem das coisas dá resultados diferentes e engraçados? Por exemplo: primeiro tirar a roupa e depois tomar no banho não é o mesmo que primeiro tomar banho e depois tirar a roupa.

Ilustração Marcelo Badari

Truque com dados

Jogue dois dados e some os números que saíram. Em seguida, vire os dados e some os números que estavam escondidos. Por último, some esses dois números que você encontrou. Mistério: o resultado é sempre 14! Você consegue explicar o porquê?

Ilustração Walter Vasconcelos

Superdica!

Fica mais fácil se você jogar dois dados algumas vezes e observar com atenção as faces opostas a cada jogada.


Desenhando letras

Algumas letras do alfabeto (ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ) podem ser escritas sem tirar a caneta do papel e sem passar duas vezes no mesmo lugar com a caneta em cima do papel. Você saberia dizer quais são essas letras?

Ilustração Walter Vasconcelos

Superdica!

Escreva o seu nome e diga quantas letras você consegue fazer sem tirar a caneta do papel!


Mudando de lugar

Júlia e Juca sempre vão para a escola no banco de trás, que têm três lugares. Eles sempre procuram sentar em lugares diferentes. Qual o número máximo de dias seguidos que elas conseguem ir para a escola sem repetir os lugares em que se sentam?

Ilustração Marcelo Badari

Quanta vaga!

Essa foto foi tirada por um drone que voava por cima de um estacionamento. Você saberia dizer qual é o número da vaga em que o carro está estacionado?

Ilustração Marcelo Pacheco

Superdica!

Quer uma dica? Que tal tentar ler os números de cabeça para baixo?


Labirinto numérico

Neste labirinto você soma os números que estão nos quadrados por onde você passa. Mas, atenção! Você pode andar somente para cima e para baixo, para esquerda e para a direita. Ah! E só pode sair se a soma dos números dos quadrados for exatamente 16. Boa sorte!


Máquina matemática

Uma máquina pega um número e devolve outro. Quando ela pega o número 1, ela devolve o número 4. Quando ela pega o 6, ela devolve o 9. Quando ela pega o 2, ela devolve o 5. Sabe dizer qual é o número que a máquina vai devolver depois de pegar o 7? Por quê?

Ilustração Marcelo Badari

Dobrando o cubo

Hora de colocar a mão na massa! Desenhe a figura abaixo e recorte-a para formar um cubo (um dado!) de papel. Você consegue dizer quais as formas geométricas que ficariam em faces opostas desse cubo?


Pai e filho

Neste ano, Seu Vavá tem o dobro da idade de seu filho Vavá Júnior. O que também estaria certo dizer sobre a idade de Vavá Júnior em relação à idade de seu pai?

Ilustração Marcelo Badari

Explosão de quadradinhos

Reproduza a região dos 7 quadradinhos que aparecem em destaque na figura abaixo em um papel quadriculado. Em seguida, use o papel quadriculado para desenhar a figura em destaque com o dobro do tamanho. Quantos quadradinhos terá a figura com o dobro do tamanho?


Sede de matemática

A figura mostra três copos diferentes com água na mesma altura. Em qual copo tem mais água? Ou será que a quantidade de água é igual nos 3 copos?   Faça experiências com copos e água para te ajudar a responder.

Ilustração Marcelo Pacheco

Superdicas!

Faça experimentos com copos similares ao da figura para tentar responder!


Acertando em cheio!

Repare na pontuação desse alvo. Se você tivesse três dardos para jogar e não errasse nenhum, qual o máximo de pontos que conseguiria fazer? E o mínimo?


Para o alto e para a direita!

Olhe bem para esse desenho. De quantas maneiras podemos ir do início ao final, andando de um quadrado branco a outro somente para cima e para a direita?


Que pressa!

Você está com muita pressa e precisa andar por esses labirintos seguindo os traços coloridos. Qual dos dois caminhos é o mais longo?


Rolando!

Essas medalhas com o rosto de um grande físico e matemático chamado Arquimedes são usadas em uma importante premiação de matemáticos. Usando somente a sua imaginação, responda: se você rolar (sem deslizar!) a medalha da esquerda sobre a do meio até ela ocupar o espaço à direita (como mostra a figura), ela vai dar meia volta em torno da medalha do meio, certo? E como vai estar o Arquimedes, de cabeça para cima ou para baixo?

Superdicas!

Se ficar difícil responder usando somente a imaginação, pegue duas moedas iguais para tentar.


Fome de matemática

Uma pizza quadrada, medindo 30 centímetros de lado, com recheio na borda, foi cortada em quadradinhos iguais com 10 centímetros de lado. Quantos lados ficaram com recheio e quantos ficaram sem?

Ilustração Marcelo Badari

Superdicas!

Que tal usar massinha de modelar para fazer essa pizza? A base pode ter uma cor e a borda pode ter outra para você contar os lados com facilidade.


Pintor maluco?

Imagine uma parede quadrada com 2 metros de largura e 2 metros de altura. Um pintor disse que demorou uma hora para pintar metade dessa parede e que ainda faltava um pedaço com 2 metros de largura e 2 metros de altura para pintar. Será que o pintor ficou maluco? Tente explicar.

Ilustração Marcelo Badari

Virando o jogo

Lili comprou uma garrafa de água mineral, bebeu o quanto aguentou e deixou a garrafa com a quantidade de água que você vê na figura. Será que a parte que está sem água é maior do que a parte que está com água?

Ilustração Walter Vasconcelos

Superdicas!

Uma dica! Pegue uma garrafa como a da figura, coloque uma quantidade de água igual e tampe a garrafa. Depois, marque o nível da água com um dedo e vire a garrafa de cabeça pra baixo. E aí?


Soluções:

Passo quadrado: Esta não é a única solução!

Mistério matemático: Os números estão espelhados.

De arrancar os cabelos: Se você pesquisou, descobriu que uma pessoa jovem tem, mais ou menos, 150 mil fios de cabelo na cabeça. Já a capacidade atual do Maracanã é de, aproximadamente, 80 mil pessoas.

Olho vivo: 10 quadrados.

A ordem das coisas: Pensei em calçar primeiro o tênis e, em seguida, colocar a meia; em escovar os dentes antes das refeições… E você?

Truque com dados: A soma dos números em faces opostas é sempre 7. 7+7=14.

Desenhando letras: C, I, J, L, M, N, S, U, V, W, Z.

Mudando de lugar: Há 6 maneiras diferentes para as Júlia e Juca se sentarem no banco de três lugares. Então, 6 é o número máximo.

Quanta vaga: 87.

Labirinto numérico:

Máquina matemática: A máquina sempre acrescenta 3. Então, ela vai devolver o 10 depois de pegar o 7.

Dobrando o cubo: As faces opostas são:

Pai e filho: Também está certo dizer que, neste ano, Vavá Júnior tem a metade da idade de Seu Vavá.

Explosão de quadradinhos: 28 quadradinhos! É o dobro do dobro de 7!

Sede de matemática: O copo da direita tem mais água.

Acertando em cheio: No máximo, 15; no mínimo, 3.

Para o alto e para a direita: Há 12 maneiras diferentes!

Que pressa: O caminho da direita é mais longo.

Rolando: De cabeça pra cima.

Fome de matemática: 12 lados com recheio e 24 lados sem recheio.

Pintor maluco: O pintor não está maluco. Ele pintou a parede assim:

Virando o jogo: A parte que está com água é maior do que a parte sem água.


Todos os desafios desta edição foram criados e/ou adaptados por Pedro Roitman – Instituto de Matemática, Universidade de Brasília. A revisão científica é de Marco Moriconi – Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense.


Especial

Matemática

Volume 1

Especial

Matemática

Volume 1