TEXTO

A
A
A

Conta borrada

A figura abaixo mostra a soma de dois números. Mas cada número tem um dígito borrado com tinta. Você sabe dizer quais são eles?

Superdicas!

Qual seria o resultado da conta se os dois números do desafio fossem invertidos (o de baixo passasse para cima e vice-versa) e o sinal da soma fosse trocado pelo de subtração?


Par de meias

Juca tem que se arrumar para ir para a escola e está muito atrasado! Na gaveta, ele tem 5 pares de meias brancas e 5 pares de meias pretas, todas misturadas. Ele precisa de um par de meias da mesma cor. O problema é que está muito escuro no quarto. Qual o número mínimo de meias que ele tem de pegar na gaveta para ter certeza de que terá duas meias da mesma cor?

Ilustração Walter Vasconcelos

Superdicas!

E se Juca quisesse ter certeza de que conseguiria um par de meias brancas? Qual seria o mínimo de meias que teria de pegar?


1, 2, 3… complete!

Os quadradinhos da figura abaixo precisam ser preenchidos com os números 1, 2 e 3. Mas as regras são as seguintes: a soma dos quadradinhos verdes deve ser 3; a soma dos marrons, também; a soma dos amarelos deve ser 5; e a dos vermelhos deve ser 4. Além disso, em cada coluna ou linha um número não pode ser repetido. E agora? Lápis e papel para tentar!


Pirâmide de números

Aposto que você consegue descobrir os números que estão faltando na figura. Mas há uma regra a seguir: o número de uma bolinha é a soma dos números nas duas bolinhas logo abaixo dela.


Triângulo mágico

Repare que a soma dos números em cada lado desse triângulo é 9. Usando os mesmos números, você consegue construir um triângulo em que a soma dos números em cada lado seja 12?


A fuga das bolinhas

Todas as bolinhas devem fugir da parte branca e ir para as partes amarela e vermelha. Mas quantas dessas bolinhas fujonas devem ir para a parte amarela e quantas devem ir para a parte vermelha de forma que, ao final, o número de bolinhas nas duas regiões (amarela e vermelha) seja igual?


Sem régua

Sem usar a régua: qual o tamanho dos lados que estão marcados com pontos de interrogação?


Círculos que se cruzam

Dois círculos se cruzam e criam três regiões, como na figura. Agora, imagine três círculos que se cruzam. Como é possível que eles criem 7 regiões?

Superdicas!

Ainda imaginando três círculos que se cruzam, como poderiam criar 5 regiões?


Passeio com letras

Duda fez um passeio de bicicleta, passando por várias letras. Acompanhando o caminho percorrido, qual palavra se forma?

Ilustração Marcello Araújo

Fora do quadrado

Qual a soma dos números que estão fora do quadrado e dentro do círculo e do triângulo?

Superdicas!

E qual a soma dos números que pertencem somente a uma figura?


Bichinhos do jardim

Ari adora observar aranhas e besouros no jardim. Ontem, em vez de contar quantos bichinhos viu, Ari contou 22 patas. Como as aranhas têm 8 patas e os besouros têm 6 patas, quantos bichos ele viu?

Ilustração Marcello Araújo

Espelho, espelho meu

Um mágico escreveu no papel os números de 0 a 9 e correu para colocar o papel diante de um espelho. Ele disse: “Espelho, espelho meu! Será que você sabe quais os números que, quando refletidos, não ficam invertidos?” E você, sabe? Escreva os números num papel e tente descobrir antes de correr para a frente do espelho!

Ilustração Marcelo Badari

Superdicas!

E com as letras do alfabeto? Quais as que não ficam invertidas diante do espelho?


Visita à vovó

Ana, Bia e Ceci foram visitar a vovó. Ana foi a última a chegar, Ceci chegou logo depois de Bia. Quem chegou primeiro?

Ilustração Marcello Araújo

Ordem das argolas

Esse é um desafio para a sua visão! Se você tivesse que recolher essas argolas pegando primeiro as que estão por cima das outras, qual seria a ordem de cores das argolas que você escolheria?


Dobrando papel

Pegue uma folha e dobre-a ao meio. Depois, dobre-a ao meio de novo. Dobre-a ao meio mais uma vez! Em seguida, abra a folha. Quantas regiões se formaram? A cada dobra você sempre tem duas escolhas. Pegue outra folha e faça de outra maneira. É o mesmo número?

Ilustração Marcelo Pacheco

Superdicas!

A cada dobra, você tem duas escolhas. Se a folha fosse dobrada de outra maneira ao meio três vezes consecutivas, o número de regiões seria diferente ?


Aniversários

Teresa faz aniversário hoje e Maria faz aniversário daqui a exatamente dois meses. Depois de quantos meses do aniversário da Maria será o aniversário da Teresa?

Ilustração Marcello Araújo

Disputa com dados

Manu e Zeca jogam o seguinte jogo: cada um joga um dado duas vezes e soma os números. Quem fizer a soma mais alta ganha. Manu tirou 1 e, logo depois, 3. Zeca jogou o dado uma vez e tirou 2. Para ganhar de Manu, que números o Zeca não pode tirar quando jogar o dado pela segunda vez?

Ilustração Marcelo Pacheco

Sobe e desce

Juju vai subir uma escada de quatro degraus de uma maneira engraçada. Com um único passo, ela sobe três degraus e, em seguida, dá outro passo descendo dois. Desse jeito, quantos passos Juju tem que dar para chegar ao topo da escada?

Ilustração Marcello Araújo

Conta embananada

Téo tem uma sacola com 10 bananas. Ele deu uma banana para cada amigo, pegou duas para ele, e ainda sobrou uma na sacola. Quantos amigos receberam bananas de Téo?

Ilustração Walter Vasconcelos

Ficando velho

Pepê disse que no dia antes de ontem ele tinha 10 anos, mas que ano que vem ele ia fazer 13 anos. Qual o dia do aniversário de Pepê?

Ilustração Marcelo Pacheco

Irmãos e irmãs

Aldo tem duas irmãs a mais do que irmãos. Quantas filhas a mais do que filhos têm os pais de Aldo?

Ilustração Marcello Araújo

Pesos pesados

Como você pode ver, essa balança está equilibrada. Mas você sabe dizer o que é mais pesado: uma bolinha ou um triângulo?

Gráficos Marina Vasconcelos

Soluções:

Conta borrada: 1 e 2 são os números borrados. O resultado da subtração é 13.

Par de meias: 3 meias e 11 meias.

1, 2, 3…complete:

 

Pirâmide de números:

 

Triângulo mágico:

 

A fuga das bolinhas: 3 bolinhas fogem para a parte amarela e 7 bolinhas, para a parte vermelha.

Sem régua:

 

Círculos que se cruzam:

 

Passeio com letras: A palavra é LEGAL.

Fora do quadrado: 13 e 12.  

Bichinhos no jardim: 2 aranhas e 1 besouro.  

Espelho, espelho meu: 0 e 8;  A, H, I, M, O, T,  U, V, W, X e Y.

Visita à vovó: Bia.  

Ordem das argolas: Roxa, vermelha, verde e azul

Dobrando papel: 8 regiões; não.  

Aniversários: 10 meses.

Disputa com dados: 0 e 1.  

Sobe e desce: 3 passos.   

Conta embananada: 7.

Ficando velho: O aniversário de Pepê é 31 de dezembro, e ele está falando isso no dia 1º de janeiro. Dia 30 de dezembro ele tinha 10 anos. Dia 31 de dezembro fez 11 anos. Aí, mudou o ano. Nesse ano, ele faz 12 anos. No ano que vem, fará 13 anos.  

Irmãos e irmãs: Uma filha.

Pesos pesados: Triângulo.


Especial

Matemática

Volume 2

Especial

Matemática

Volume 2