TEXTO

A
A
A

Resolva e… coma pipoca!

Com duas folhas de papel e fita adesiva, você consegue dois cones, como os da figura, e responde: em qual dos dois caberia mais pipoca? Será que a capacidade deles é igual?

Ilustração Marcelo Pacheco

Desafio em dupla

Essa é pra convidar um amigo ou amiga! Escreva os números de 1 a 9 em um papel. Cada participante, na sua vez, escolhe um desses números. Os números escolhidos por um não podem ser escolhidos pelo outro. Ganha quem conseguir escolher primeiro números que somados deem 15 como resultado.

Ilustração Marcelo Pacheco

Superdicas!

Nem todos os números precisam ser escolhidos! Somou 15, ganhou!


A face oculta dos cubos

Os quadradinhos da figura abaixo precisam ser preenchidos com os números 1, 2 e 3. Mas as regras são as seguintes: a soma dos quadradinhos verdes deve ser 3; a soma dos marrons, também; a soma dos amarelos deve ser 5; e a dos vermelhos deve ser 4. Além disso, em cada coluna ou linha um número não pode ser repetido. E agora? Lápis e papel para tentar!

Gráficos Marina Vasconcelos

Superdicas!

Para contar com facilidade, o que acha de fazer um cubo de massinha branca, recobrir suas faces uma camada fina de massinha vermelha e cortá-lo?


Partindo o bolo

Um bolo em forma de cilindro foi cortado em 8 partes iguais com apenas três cortes retos. Isso é possível? Faça um de massinha e tente…

Ilustração Marcelo Pacheco

Criando regras

Você sabe que a matemática tem algumas regras. Por exemplo: para um número ser divisível por 2, o último dígito deste número tem que ser par; já para um número ser divisível por 3, a soma dos seus dígitos tem que ser divisível por 3. Desafio: crie uma regra para um número ser divisível por 6 e teste essa regra tentando descobrir  se 312, 636 e 442 são divisíveis por 6.

Ilustração Walter Vasconcelos

Máquina matemática

Uma máquina pega um número e devolve outro. Quando ela pega o 1, devolve o 3; quando pega o 3, devolve o 7; quando ela pega o 2, devolve o 5. Qual é o número que ela vai devolver depois de pegar o 5? Por quê?

Ilustração Walter Vasconcelos

Superdicas!

Depois de acertar o número, explique como você chegou a ele.


Par ou ímpar diferente

Será que jogar par ou ímpar com multiplicação em vez de soma teria graça? É assim: em vez de somar os números de dedos das mãos, nós multiplicamos. Se o resultado for par, ganha quem escolheu par, e, se for ímpar, ganha quem escolheu ímpar. Jogue e dê o seu palpite.

Ilustração Marcelo Pacheco

Dobraduras difíceis

Pegue uma folha de papel e dobre pela metade. Depois, dobre de novo. Percebeu que a segunda dobra exige um pouco mais de força? Agora imagine quantas vezes seguidas a pessoa mais forte que você conhece consegue dobrar essa folha. Depois, peça para essa pessoa forte dobrar e veja se a sua estimativa foi boa.

Ilustração Marcelo Badari

Olho vivo!

Quantos quadrados você consegue ver na figura?


Trocando as bolas

Você consegue fazer com que o arranjo de bolinhas do lado esquerdo se transforme no arranjo do lado direito mexendo apenas três bolinhas?

Superdicas!

Use moedas ou tampínhas!


Sobremesa calculada

Um pote de sorvete pesa 1 quilo mais metade do seu peso. Qual o peso do pote de sorvete? Se você acertar merece o pote, mas se tentar também!

Ilustração Walter Vasconcelos

Dobra, corta, abre e…

Uma folha de papel foi dobrada ao meio. Em seguida, dobrada ao meio outra vez. Seus cantos foram, então, cortados, como na figura. Ao desdobrar o papel, que forma ele terá? Primeiro, imagine e desenhe essa forma num outro papel. Depois, faça a experiência de verdade e descubra se acertou!


Olho vivo 2!

Quantos quadrados você vê na figura?


Enigma das bolinhas

Quais os números que substituem as interrogações nas bolinhas? Use o que você sabe sobre soma e multiplicação!

Superdicas!

Parece que os números das bolinhas de baixo tem algo a ver com a multiplicação das bolinhas de cima!


Cubo assombrado

Cada face de um cubo é um quadrado, certo? E um quadrado tem quatro lados. Mas, se você olhar para a sombra de um cubo, será que ela sempre terá 4 lados?

Ilustração Marcelo Badari

Superdicas!

Primeiro, você precisa usar a imaginação. Depois, pode pegar um dado e uma lanterna para criar sombras de cubo e ver se as sombras te assombram!


Os lados ocultos dos dados

Em uma pilha de 5 dados, foram tapadas todas as faces, menos a de cima e a de baixo, que tinham os números 2 e 3. Um mágico disse que conseguia adivinhar a soma dos números das faces que estavam em contato com outras faces. Você sabe qual é o truque usado pelo mágico?

Ilustração Marcelo Badari

Superdicas!

Investigue sobre a soma das faces opostas de um dado!


Encaixando números

Manu e Zeca jogam o seguinte jogo: cada um joga um dado duas vezes e soma os números. Quem fizer a soma mais alta ganha. Manu tirou 1 e, logo depois, 3. Zeca jogou o dado uma vez e tirou 2. Para ganhar de Manu, que números o Zeca não pode tirar quando jogar o dado pela segunda vez?


Pontos no papel

Esse é mais um desafio para se brincar em dupla! Em um papel, desenhe 6 pontos, como na figura. Cada jogador, na sua vez, com canetas de cores diferentes, liga 2 dos pontos com um segmento de reta. Só pode haver um segmento ligando dois pontos. O jogador que primeiro formar um triângulo com a sua cor perde o jogo.


Seis para todos os lados

Você precisa usar os dígitos 1, 2 e 3 – cada um deles duas vezes – para preencher os quadrados em branco de forma que a soma dos três números nas linhas, colunas e diagonais seja sempre igual a 6.


Depende do lado

Pepê disse que no dia antes de ontem ele tinha 10 anos, mas que ano que vem ele ia fazer 13 anos. Qual o dia do aniversário de Pepê?

Superdicas!

Para calcular a área, temos de multiplicar a medida dos lados: comprimento e largura!


Caçando meias no escuro

Aldo tem duas irmãs a mais do que irmãos. Quantas filhas a mais do que filhos têm os pais de Aldo?

Ilustração Marcelo Badari

No lugar certo

Coloque os dígitos 9, 3, 4 e 7 no lugar das interrogações, de forma que o número da segunda linha seja o dobro do número da primeira linha e que o número da terceira linha seja o triplo do número da primeira linha.


Soluções:

Resolva e… coma pipoca: Cabe mais pipoca no cone com menor altura.

Desafio em dupla: Depende das suas jogadas!

A face oculta dos cubos: 24.

Partindo o bolo: Faça dois cortes de cima para baixo, dividindo em 4 partes. Depois, faça um corte horizontal na metade da altura do cilindro. Você terá 8 pedaços.

Criando regras: Para ser divisível por 6, o número precisa passar nos dois testes: ser divisível por 2 e por 3. Os números 312 e 636 são divisíveis por 6, já o 442 não é.

Máquina matemática: Quando pega o 5, ela devolve o 11, porque a máquina multiplica por 2 e depois soma 1.

Par ou ímpar diferente: Não tem muita graça, porque quem escolhe par e coloca um número par sempre ganha.

Dobraduras difíceis: Depende da sua estimativa!

Olho vivo: 14 quadrados.

Trocando as bolas:

 

Sobremesa calculada: O pote de sorvete pesa 2 quilos.

Dobra, corta, abre e…:

 

Olho vivo 2: 23.

Enigma das bolinhas: Zero na bola menor e 11 na bola central.

Cubo assombrado: As sombras podem ter também 6 lados.

Os lados ocultos dos dados: O mágico sabia que a soma dos números das faces opostas é sempre 7. Como 7×5=35 ele somou 2+3=5, e concluiu que a soma dos números das faces ocultas é (35 – 5) 30.

Encaixando números:

, mas não é a única solução!

Pontos no papel: Depende de vocês!

Seis para todos os lados: 1 e 2 na primeira linha, 1 e 3 na segunda e 2 e 3 na terceira.

Depende do lado: 20 metros quadrados.

Caçando meias no escuro: 20.

No lugar certo: Os números ficam: 192, 384 e 576.


Especial

Matemática

Volume 3

Especial

Matemática

Volume 3