O céu também é azul em outros planetas?

O céu também é azul em outros planetas?

Um dia bonito é um dia de céu azulzinho, certo? Bem, isso se você estiver na Terra. Em outros planetas, o céu pode ficar sempre nublado, ou escuro durante o dia, ou até avermelhado! Curioso, não acha? Imagine como seria interessante sentar para observar o céu em outros pontos do Sistema Solar…

Da Terra, vemos o céu azulzinho. Dos outros planetas, como será? (foto: annette.beatriz / Flickr / CC BY-ND 2.0)

Apesar de enxergarmos a luz do Sol como branca, ela é, na verdade, composta por todas as cores que vemos no arco-íris. Aqui na Terra, vemos o céu azul porque a componente azul da luz solar é espalhada em todas as direções enquanto atravessa nossa atmosfera, uma camada de gases que recobre nosso planeta. A cor azul é mais espalhada do que as outras cores por que tem o comprimento de onda aproximadamente do mesmo tamanho das moléculas que compõem os gases atmosféricos.

Já no pôr do sol, vemos o céu avermelhado. Isso acontece porque, com o Sol perto do horizonte, sua luz, para nos alcançar, precisa atravessar uma camada maior da atmosfera. Nesse percurso maior, a componente azul se espalha tanto que acaba não chegando aos nossos olhos. Sobra apenas a faixa do amarelo ao vermelho, que sofre menos dispersão.

Nos outros planetas, a coisa muda de figura. Em Mercúrio, como praticamente não existe atmosfera, o céu é escuro durante o dia, pois não há espalhamento da luz solar. Assim como na Lua, de lá poderíamos ver o Sol e as outras estrelas ao mesmo tempo. Em Vênus, ocorre o contrário: por ter uma atmosfera extremamente densa, o céu desse planeta está permanentemente nublado, encoberto.

Em Marte, o pôr do sol é azulado. (foto: NASA/JPL/Texas A&M/Cornell)

Já em Marte, ocorre o fenômeno de cores oposto ao da Terra. Lá, é a componente vermelha da luz solar que é mais espalhada, pois seu comprimento de onda tem tamanho semelhante às incontáveis partículas de poeira em suspensão na sua atmosfera rarefeita. Então, no planeta vermelho, o céu é avermelhado durante o dia, mas o pôr do sol é azulado.

E em Júpiter, Saturno, Urano e Netuno? Bem, esses planetas são conhecidos como gigantes gasosos, o que significa que não são formados por rochas como a Terra, mas por gases. Mesmo que você pudesse viajar até lá, seria impossível sentar e apreciar o céu: você não teria um chão onde apoiar o seu banquinho!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.