O pensar científico na escola

TEXTO

A
A
A

A revista Ciência Hoje das Crianças na sala de aula: como explorar, experimentar e aprender Ciência com gosto, desenvolvendo as competências da Base Nacional Comum Curricular.

VISÃO GERAL DO CURSO:

Público-alvo:

Docentes do ensino fundamental, anos iniciais (1° ao 5° anos)

DIFERENCIAIS:

O conteúdo único e premiado da CHC e a eficiência do Programa de formação docente Ciência Hoje de apoio à Educação certificado como tecnologia social pela UNESCO e FBB.

ESTRUTURA DO CURSO:

Programa organizado em 04 tópicos, desenvolvido para ambiente virtual utilizando tecnologia digital.

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO:

Este curso tem propósito de estimular o letramento científico e tecnológico nas escolas públicas de ensino fundamental. Utiliza a revista Ciência Hoje das Crianças, premiada internacionalmente e em circulação no país há mais de 20 anos, como seu principal instrumento de apoio.

O curso convida a aprender por que a Ciência é tão irresistível para as crianças e tão desafiadora para os educadores. Também vamos considera como a leitura de matérias de divulgação científica, especialmente escritas por cientistas para o público infantil e apresentadas com uma linguagem visual primorosa, pode fazer parte das estratégias didáticas dos docentes na perspectiva de desenvolver as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular.

O Instituto Ciência Hoje convida você a explorar este curso.

QUEM DESENVOLVEU O CURSO?

Instituto Ciência Hoje

María del Carmen G. Chude
Diretora Pedagógica do Programa Ciência Hoje de Apoio a Educação

Idioma Portugues

Obtenção de aprovação em todas as tarefas do curso.

Programa

Tópico 1 – Como aprender Ciência com gosto

Apresentação do Curso

A divulgação científica no Brasil

Por que os jovens não gostam de Ciência?

1 Vídeo
5 min.

1 Artigo
3 min.

1 Apresentação
7 min.

Tópico 2 – As múltiplas linguagens e interesses das crianças

Uma experiência de leitura no sentido amplo: leitura da capa da Ciência Hoje das Crianças

Competência e práticas de leitura propostas na Base Nacional Comum Curricular.

Conectando os múltiplos interesses das crianças com a Ciência que aprendemos na escola:

1 Vídeo
5 min.

1 Atividade
3 min.

1 Infográfico interativo
7 min.

1 Documento
7 min.

Tópico 3 – Conectando Competência & Conteúdo CHC & Currículo

As 10 competências gerais da Educação Básica propostas na Base Nacional Comum Curricular

Descobrindo conteúdos mediadores para desenvolver as competências da Base

A CHC como instrumento de novas práticas de letramento: visual, científico, linguístico, digital.

1 Vídeo
5 min.

1 Infográfico interativo
7 min.

Tópico 4 – Reinventando a prática

O conhecimento de divulgação científico como inspiração para novas práticas

As experiências de docentes e alunos transformando-se e transformando sua realidade.

2 Vídeos
5 min.

1 Aplicativo
7 min.

Teste para certificação