Dúvidas sobre como usar o sistema? Nossa equipe está aqui para ajudar! Por favor, veja se a sua dúvida está respondida abaixo. Caso não esteja, sem problemas: basta entrar em contato conosco pelo formulário desta página que daremos suporte o mais prontamente possível.

Para solucionar rapidamente sua dúvida, leia as perguntas e respostas abaixo.

O QUE É ESTE AMBIENTE DIGITAL?

O que é o ambiente digital Ciência Hoje Osasco?

Este é um ambiente digital que foi criado pelo Instituto Ciência Hoje especialmente para a Secretaria de Educação de Osasco e que é voltado para estudantes e professores da rede municipal de educação.

O que o ambiente digital oferece?

O ambiente digital Ciência Hoje Osasco traz conteúdos temáticos da revista Ciência Hoje das Crianças – única publicação de divulgação científica do país para crianças, escrita por pesquisadores, além de uma área de EAD para professores.

CRITÉRIOS DE ACESSO AO AMBIENTE DIGITAL

De quais dispositivos é possível acessar o sistema?

O ambiente digital Ciência Hoje possui suporte para todos os navegadores modernos de desktop, como Chrome, Firefox, Safari, Opera, Internet Explorer 9+, smartphones e tablets iOS e Android. É possível acessar o conteúdo por qualquer um desses dispositivos.

Quem pode acessar?

Estudantes: todos os estudantes devidamente matriculados no ano letivo de 2020 no 1º até o 5º ano do ensino fundamental na rede municipal de educação de Osasco.

Professores: todos os docentes do ensino fundamental da rede municipal de educação de Osasco e também todos os docentes da pré-escola (alunos de 5 anos) da educação infantil.

Profissionais da Educação: todos os coordenadores, técnicos, supervisores e gestores autorizados pela Secretaria de Educação.

Sou aluno da rede de Osasco. Como faço para acessar?

Os estudantes da rede municipal de educação encontram-se previamente cadastrados no sistema. Para acessar, o aluno deve utilizar a área de “login” e inserir os seguintes dados na caixa “Login Aluno”, conforme os campos definidos: primeiro nome, data de nascimento e escola.

Sou professor da rede de Osasco. Como faço para acessar?

Os professores de ensino fundamental e da educação infantil pré-escola (alunos de 5 anos) da rede municipal de educação encontram-se previamente cadastrados no sistema. Para acessar, o docente deve utilizar a área de “login” e inserir os seguintes dados na caixa “Login Professor”, conforme os campos definidos: número do CPF e data de nascimento.

Sou profissional da educação da rede municipal de Osasco. Como faço para acessar?

Os coordenadores, técnicos, supervisores e gestores da rede municipal são cadastrados via administrador do sistema, de acordo com a demanda da Secretaria Municipal de Educação (SME) e recebem suas orientações para fazerem o seu primeiro acesso. Se você é profissional da educação da rede e tem dúvida se você tem permissão para acessar o ambiente digital, consulte a SME.

DIFICULDADES NO ACESSO AO SISTEMA

Sou professor, tentei acessar e apareceu a mensagem “CPF ou Senha errada”. O que devo fazer?

Confira se os dados digitados estão corretos. Se a mensagem permanecer, entre em contato com a equipe de suporte pelo formulário no final desta página reportando o tipo de erro e os seus dados para conferência (nome completo, nome da escola em que leciona, CPF, data de nascimento e e-mail).

Sou aluno, tentei acessar e apareceu a mensagem “Aluno inválido”. O que devo fazer?

Confira se os dados digitados estão corretos. Se a mensagem permanecer, entre em contato com a equipe de suporte pelo formulário no final desta página reportando o tipo de erro e os seus dados (nome completo, data de nascimento e o nome de sua escola). Esse contato também pode ser feito pelos pais e/ou responsáveis ou por um membro da família.

O usuário pode fazer seu próprio cadastro no sistema?

Como informado, os alunos e os professores já foram cadastrados previamente no sistema. Mas, se ao tentar fazer o login ocorrer uma mensagem de erro (como as descritas anteriormente), para resolver o problema de forma imediata existe a possibilidade de o usuário fazer seu próprio cadastro utilizando a opção “Cadastro Professor” ou “Cadastro Aluno”, disponíveis na área de login.

Tentei fazer o cadastro, mas aparece a mensagem “CPF já cadastrado”. O que devo fazer?

Neste caso, entre em contato com a equipe de suporte por meio do formulário no final desta página e informe o tipo de erro ocorrido e os seus dados (nome completo, escola em que leciona, CPF, data de nascimento e e-mail).

ACESSO AOS CONTEÚDOS

Como acessar as edições das revistas?

As edições estão disponíveis na íntegra somente para usuários logados no sistema. Para acessar o conteúdo completo das edições para leitura, impressão e/ou download, é preciso antes fazer o login.

A revista não está abrindo no meu navegador.

Primeiramente, verifique sua conexão com a internet para garantir que a sua velocidade de conexão está estável. A revista deve abrir normalmente em qualquer navegador com suporte HTML5 ou Flash. Sugerimos tentar, para garantir que não se trata de alguma instabilidade do navegador, acessar a edição com problemas usando um segundo navegador. Caso o problema persista, entre em contato com a equipe de suporte pelo formulário no final desta página.

Como faço para buscar temas ou assuntos nas revistas digitais?

Utilize a ferramenta de busca na Home do ambiente digital. Para fazer a busca, digite a palavra-chave ou assunto que tem interesse.

Como faço para imprimir e baixar as edições?

Se você quiser imprimir ou salvar o conteúdo das edições digitais, primeiro utilize a opção “Baixar em PDF” disponível ao final de cada edição.
Para imprimir, clique no ícone de Impressão  localizado no canto superior esquerdo. É necessário ter uma impressora instalada ao seu computador.

Para baixar, clique no ícone de download   localizado no canto superior esquerdo e grave em seu dispositivo. Se tiver alguma dificuldade para visualizar o arquivo baixado, sugerimos que instale um leitor de PDF. Clique no link a seguir para instalá-lo gratuitamente:

https://get.adobe.com/br/reader/.

FORMAÇÃO DOCENTE – PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E INFANTIL (PRÉ-ESCOLA)

Quem pode ter acesso à área de EAD do ambiente digital?

  • Todos os professores do ensino fundamental
  • Professores da pré-escola da educação infantil
  • Profissionais da educação autorizados pela Secretaria Municipal de Educação.

APOIO AO CURSISTA

Dúvidas sobre os cursos? Nossa equipe está aqui para ajudar! Por favor, veja se a sua dúvida está respondida abaixo. Caso não esteja, sem problemas: basta entrar em contato conosco pelo formulário desta página que daremos suporte o mais prontamente possível.

LEMBRE-SE: para a identificação do seu perfil, é fundamental que você nos informe o tipo de dúvida ou problema que necessita resolver, juntamente com os seus dados (nome completo, nome da escola em que leciona, CPF, data de nascimento e e-mail).

Qual(is) curso(s) ou minicurso(s) estão disponíveis em 2019?

Em 2019, dentre as inovações do ambiente digital Ciência Hoje Osasco estão as diferenças entre as formações destinadas aos docentes, conforme segue.

  • Há uma formação destinada aos docentes do ensino fundamental que CONCLUÍRAM o curso “A BNCC e o pensar científico na escola” em 2018 e que, portanto, já possuem certificação neste curso. Para este docente o sistema disponibiliza AUTOMATICAMENTE no menu superior a aba PRÁTICA, em que se tem acesso a 3 (três) minicursos.
  • Há outra formação destinada aos docentes do ensino fundamental que NUNCA FIZERAM ou NÃO CONCLUÍRAM o curso “A BNCC e o pensar científico na escola”. Para este docente o sistema disponibiliza AUTOMATICAMENTE no menu superior a aba CURSO, em que se tem acesso ao curso “A BNCC e o pensar científico na escola”.
  • Há um perfil destinado aos docentes da educação infantil (pré-escola). Para este docente o sistema disponibiliza AUTOMATICAMENTE no menu a aba CURSO, em que se tem acesso ao curso “A BNCC e as experiências na educação infantil”.

Fiz o meu login e o curso disponibilizado pelo sistema não está de acordo com o meu perfil. O que devo fazer?

Caso você identifique que a formação disponibilizada não está de acordo com o seu perfil, entre em contato com o suporte por meio do formulário no final desta página.

Como ter acesso à área de formação EAD?

Se você é professor da rede educacional, do ensino fundamental ou da pré-escola na educação infantil, ou ainda, se é um profissional da educação autorizado, ao fazer o “login” na plataforma, a aba “Curso” ou “Práticas” será automaticamente habilitada no menu, conforme o seu perfil.

Iniciei o curso, mas ele “trava” e não consigo avançar.

Depois de realizar todas as atividades de uma etapa do curso, o sistema aciona o botão azul “Marcar como concluído”. Basta clicá-lo e terá acesso à próxima etapa. Marcando como concluído, o cursista salva a sua evolução no curso e poderá recomeçar de onde parou.

Realizei todas as atividades, mas o botão não azul não está acionando.

O botão só é acionado quando o cursista realiza as interações mínimas exigidas pelo sistema. Nas etapas que exigem leitura e reflexão, o sistema calcula um tempo mínimo para que o cursista tenha tempo hábil de realizar a leitura e a reflexão. Trata-se de um tempo médio de leitura e, caso o cursista as faça num tempo menor, é só aguardar a liberação do sistema.

Como faço para receber o meu certificado?

O certificado está disponível no final do curso, logo após a pesquisa de opinião. Recomendamos que grave seu certificado, clicando no ícone download, no lado direito superior da tela.

Terminei o curso. Posso acessá-lo novamente?

O curso fica disponível durante todo o ano, com todas as etapas desbloqueadas, justamente para que o professor possa consultá-lo toda vez que desejar e necessitar.

Se, após ler as perguntas e respostas acima, ainda permanecer com dúvida, entre em contato com a equipe de suporte pelo formulário abaixo.

AINDA COM DÚVIDAS TÉCNICAS? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE PELO FORMULÁRIO ABAIXO: