Sobre a parceria

A parceria da  Secretaria de Educação de Osasco com o Instituto Ciência Hoje (ICH), entidade que atua há mais de 36 anos na área de divulgação científica e que se tornou referência nacional em publicações pautadas na popularização da ciência e tecnologia, promoveu a disponibilização de edições especiais da revista Ciência Hoje das Crianças para toda a rede municipal de educação, a fim de favorecer o acesso dos estudantes e do corpo docente, bem como de toda a comunidade escolar, a informações qualificadas sobre os diferentes campos da ciência.

A parceria está em sintonia com a competência da Secretaria de desenvolver projetos suplementares na área educacional através de acordos e parcerias com entidades nacionais e internacionais, sendo neste caso especificamente com vistas a contribuir com o processo de alfabetização científica no âmbito dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

A oferta da Ciência Hoje das Crianças para a rede educacional propõe uma alfabetização científica que se constitua numa aliada para que o aluno possa ler e compreender o seu universo. Pensar e transformar o mundo que o rodeia. Um processo pelo qual a Ciência adquira significados, constituindo-se um meio para o estudante ampliar o seu conhecimento e a sua cultura como cidadão inserido na sociedade.

As edições especiais da revista disponíveis no website trazem temas relativos às ciências humanas, exatas e biológicas, tudo apresentado em uma linguagem capaz de propiciar conhecimentos não apenas para os estudantes que já dominam o código escrito, mas também àqueles em início de processo de alfabetização, bem como a todos aqueles que queiram iniciar a exploração pelo universo da Ciência.

Os docentes encontram neste acervo uma oportunidade para entrar em contato com uma visão de ciência diferente daquela descrita pelos livros didáticos, e podem utilizá-lo como fonte de pesquisa para a produção de textos, leitura livre, fonte para experimentos e mesmo para treinamento de leitura na sala de aula, podendo organizar a leitura, planejando-a de modo a identificar, explicitar e explorar diversos conceitos científicos, e incentivar a busca por novas informações, articulado com o planejamento escolar.

Temos certeza de que os conteúdos aqui ofertados prestam importante contribuição para auxiliar na complexa tarefa de promover a alfabetização científica, tomando-a no sentido amplo de possibilitar a compreensão do mundo. É uma iniciativa que se configura como um instrumento para levar os nossos atores da rede educacional – especialmente os estudantes – a fazer uma leitura mais objetiva do mundo, reescrevendo-o sob sua ótica e ampliando sua condição de agente transformador.

 

Bom proveito!

Secretaria de Educação de Osasco