Dúvidas sobre como usar o sistema? Nossa equipe está aqui para ajudar! Por favor, veja se a sua dúvida está respondida abaixo. Caso não esteja, sem problemas: basta entrar em contato conosco pelo formulário desta página que daremos suporte o mais prontamente possível.

Para solucionar rapidamente sua dúvida, leia as perguntas e respostas abaixo.

O QUE É ESTE AMBIENTE DIGITAL?

O que é o ambiente digital Ciência Hoje Osasco?

Este é um ambiente digital que foi criado pelo Instituto Ciência Hoje especialmente para a Secretaria de Educação de Osasco e que é voltado para estudantes e professores da rede municipal de educação.

O que o ambiente digital oferece?

O ambiente digital Ciência Hoje Osasco traz conteúdos temáticos da revista Ciência Hoje das Crianças – única publicação de divulgação científica do país para crianças, escrita por pesquisadores, além de uma área de EAD com cursos e minicursos para professores.

CRITÉRIOS DE ACESSO AO AMBIENTE DIGITAL

De quais dispositivos é possível acessar o sistema?

O ambiente digital Ciência Hoje possui suporte para todos os navegadores modernos de desktop, como Chrome, Firefox, Safari, Opera, Internet Explorer 9+, smartphones e tablets iOS e Android. É possível acessar o conteúdo por qualquer um desses dispositivos.

Quem pode acessar?

Estudantes: todos os estudantes devidamente matriculados no ano letivo de 2019 no 1º até o 9º ano do ensino fundamental na rede municipal de educação de Osasco.

Professores: todos os docentes do ensino fundamental da rede municipal de educação de Osasco e também todos os docentes da pré-escola (alunos de 5 anos) da educação infantil.

Profissionais da Educação: todos os coordenadores, técnicos, supervisores e gestores autorizados pela Secretaria de Educação.

Sou aluno da rede de Osasco. Como faço para acessar?

Os estudantes da rede municipal de educação encontram-se previamente cadastrados no sistema. Para acessar, o aluno deve utilizar a área de “login” e inserir os seguintes dados na caixa verde, conforme os campos definidos: primeiro nome, data de nascimento e nome da escola em que estuda.

Sou professor da rede de Osasco. Como faço para acessar?

Os professores de ensino fundamental e da educação infantil pré-escola (alunos de 5 anos) da rede municipal de educação encontram-se previamente cadastrados no sistema. Para acessar, o docente deve utilizar a área de “login” e inserir os seguintes dados na caixa laranja, conforme os campos definidos: número do CPF e data de nascimento.

Sou profissional da educação da rede municipal de Osasco. Como faço para acessar?

Os coordenadores, técnicos, supervisores e gestores da rede municipal são cadastrados via administrador do sistema, de acordo com a demanda da Secretaria Municipal de Educação (SME) e recebem suas orientações para fazerem o seu primeiro acesso. Se você é profissional da educação da rede e tem dúvida se você tem permissão para acessar o ambiente digital, consulte a SME.

DIFICULDADES NO ACESSO AO SISTEMA

Sou professor, tentei acessar e apareceu a mensagem “CPF ou Senha errada”. O que devo fazer?

Confira se os dados digitados estão corretos. Se a mensagem permanecer, entre em contato com a equipe de suporte pelo formulário no final desta página reportando o tipo de erro e os seus dados para conferência (nome completo, nome da escola em que leciona, CPF, data de nascimento e e-mail).

Sou aluno, tentei acessar e apareceu a mensagem “Aluno inválido”. O que devo fazer?

Confira se os dados digitados estão corretos. Se a mensagem permanecer, entre em contato com a equipe de suporte pelo formulário no final desta página reportando o tipo de erro e os seus dados (nome completo, data de nascimento e o nome de sua escola). Esse contato também pode ser feito pelos pais e/ou responsáveis ou por um membro da família.

O usuário pode fazer seu próprio cadastro no sistema?

Como informado, os alunos e os professores já foram cadastrados previamente no sistema. Mas, se ao tentar fazer o login ocorrer uma mensagem de erro (como as descritas anteriormente), para resolver o problema de forma imediata existe a possibilidade de o usuário fazer seu próprio cadastro utilizando a opção “Cadastro Professor” ou “Cadastro Aluno”, disponíveis na área de login.

Tentei fazer o cadastro, mas aparece a mensagem “CPF já cadastrado”. O que devo fazer?

Neste caso, entre em contato com a equipe de suporte por meio do formulário no final desta página e informe o tipo de erro ocorrido e os seus dados (nome completo, escola em que leciona, CPF, data de nascimento e e-mail).

ACESSO AOS CONTEÚDOS

Como acessar as edições das revistas?

As edições estão disponíveis na íntegra somente para usuários logados no sistema. Para acessar o conteúdo completo das edições para leitura, impressão e/ou download, é preciso antes fazer o login.

A revista não está abrindo no meu navegador.

Primeiramente, verifique sua conexão com a internet para garantir que a sua velocidade de conexão está estável. A revista deve abrir normalmente em qualquer navegador com suporte HTML5 ou Flash. Sugerimos tentar, para garantir que não se trata de alguma instabilidade do navegador, acessar a edição com problemas usando um segundo navegador. Caso o problema persista, entre em contato com a equipe de suporte pelo formulário no final desta página.

Como faço para buscar temas ou assuntos nas revistas digitais?

Para buscar conteúdo específico em uma determinada edição, acesse a revista e utilize o recurso de pesquisa clicando no ícone de busca  localizado no canto superior esquerdo e digite uma palavra-chave relacionada ao conteúdo que deseja encontrar.

Como faço para imprimir as edições?

Ao clicar no ícone de Impressão  localizado no canto superior esquerdo você terá acesso ao PDF da revista e poderá fazer a impressão. É necessário ter uma impressora instalada ao seu computador.

Como faço para baixar as edições?

Basta clicar no ícone de download  localizado no canto superior esquerdo para que você tenha acesso ao PDF da revista e possa baixá-lo em sua máquina. Se tiver alguma dificuldade para visualizar o arquivo baixado, sugerimos que instale um leitor de PDF. Clique no link a seguir para instalá-lo gratuitamente:

https://get.adobe.com/br/reader/.

FORMAÇÃO DOCENTE – PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E INFANTIL (PRÉ-ESCOLA)

Quem pode fazer os cursos e minicursos de formação docente na área de EAD do ambiente digital?

  • Todos os professores do ensino fundamental
  • Professores da pré-escola da educação infantil
  • Profissionais da educação autorizados pela Secretaria Municipal de Educação.

Como posso resolver dúvidas sobre a formação docente EAD?

Ao se logar na plataforma o professor conta com suporte adicional sobre os cursos, navegação e interatividade no ambiente EAD. Basta acessar “Suporte” e explorar o conteúdo o item “Apoio ao cursista”.

APOIO AO CURSISTA

Dúvidas sobre os cursos? Nossa equipe está aqui para ajudar! Por favor, veja se a sua dúvida está respondida abaixo. Caso não esteja, sem problemas: basta entrar em contato conosco pelo formulário desta página que daremos suporte o mais prontamente possível.

LEMBRE-SE: para a identificação do seu perfil, é fundamental que você nos informe o tipo de dúvida ou problema que necessita resolver, juntamente com os seus dados (nome completo, nome da escola em que leciona, CPF, data de nascimento e e-mail).

Qual(is) curso(s) ou minicurso(s) estão disponíveis em 2019?

Em 2019, dentre as inovações do ambiente digital Ciência Hoje Osasco estão as diferenças entre as formações destinadas aos docentes, conforme segue.

  • Há uma formação destinada aos docentes do ensino fundamental que CONCLUÍRAM o curso “A BNCC e o pensar científico na escola” em 2018 e que, portanto, já possuem certificação neste curso. Para este docente o sistema disponibiliza AUTOMATICAMENTE no menu superior a aba PRÁTICA, em que se tem acesso a 3 (três) minicursos.
  • Há outra formação destinada aos docentes do ensino fundamental que NUNCA FIZERAM ou NÃO CONCLUÍRAM o curso “A BNCC e o pensar científico na escola”. Para este docente o sistema disponibiliza AUTOMATICAMENTE no menu superior a aba CURSO, em que se tem acesso ao curso “A BNCC e o pensar científico na escola”.
  • Há um perfil destinado aos docentes da educação infantil (pré-escola). Para este docente o sistema disponibiliza AUTOMATICAMENTE no menu a aba CURSO, em que se tem acesso ao curso “A BNCC e as experiências na educação infantil”.

Fiz o meu login e o curso disponibilizado pelo sistema não está de acordo com o meu perfil. O que devo fazer?

Caso você identifique que a formação disponibilizada não está de acordo com o seu perfil, entre em contato com o suporte por meio do formulário no final desta página.

Como ter acesso à área de formação EAD?

Se você é professor da rede educacional, do ensino fundamental ou da pré-escola na educação infantil, ou ainda, se é um profissional da educação autorizado, ao fazer o “login” na plataforma, a aba “Curso” ou “Práticas” será automaticamente habilitada no menu, conforme o seu perfil.

Iniciei o curso, mas ele “trava” e não consigo avançar.

Depois de realizar todas as atividades de uma etapa do curso, o sistema aciona o botão azul “Marcar como concluído”. Basta clicá-lo e terá acesso à próxima etapa. Marcando como concluído, o cursista salva a sua evolução no curso e poderá recomeçar de onde parou.

Realizei todas as atividades, mas o botão não azul não está acionando.

O botão só é acionado quando o cursista realiza as interações mínimas exigidas pelo sistema. Nas etapas que exigem leitura e reflexão, o sistema calcula um tempo mínimo para que o cursista tenha tempo hábil de realizar a leitura e a reflexão. Trata-se de um tempo médio de leitura e, caso o cursista as faça num tempo menor, é só aguardar a liberação do sistema.

Como faço para receber o meu certificado?

O certificado está disponível no final do curso, logo após a pesquisa de opinião. Recomendamos que grave seu certificado, clicando no ícone download, no lado direito superior da tela.

Terminei o curso. Posso acessá-lo novamente?

O curso fica disponível durante todo o ano, com todas as etapas desbloqueadas, justamente para que o professor possa consultá-lo toda vez que desejar e necessitar.

Se, após ler as perguntas e respostas acima, ainda permanecer com dúvida, entre em contato com a equipe de suporte pelo formulário abaixo.

AINDA COM DÚVIDAS TÉCNICAS? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE PELO FORMULÁRIO ABAIXO: