A BNCC e as experiências na educação infantil 2020

TEXTO

A
A
A

Organizando trajetos formativos a partir dos Campos de Experiências da Base Nacional Comum Curricular para atender aos Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento na Infância.

Navegue pelos tópicos abaixo e conheça mais detalhes deste curso.

VISÃO GERAL DO CURSO

Público-alvo:

Docentes da Educação Infantil (alunos de 4 a 5 anos e 11 meses).

DIFERENCIAIS:

Os conteúdos exclusivos e a experiência acumulada nos projetos educacionais desenvolvidos pela Letra e Ponto Projetos Educacionais, certificados como tecnologia social pela Unesco e Fundação Banco do Brasil.

ESTRUTURA DO CURSO:

Programa organizado em sete (7) etapas, desenvolvido para ambiente virtual.

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

Este curso tem o propósito de oferecer suporte prático ao professor para estimular o desenvolvimento dos alunos da Educação Infantil a partir dos Campos de Experiência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Vamos percorrer trajetos formativos em cada um dos 5 Campos de Experiências da BNCC, norteados pelos eixos estruturantes das práticas pedagógicas: “interações e as brincadeiras”, apoiados pelo conto e a contação de histórias  como elementos de suporte para as atividades práticas.

QUEM DESENVOLVEU O CURSO

Desenvolvido por: Letra e Ponto Projetos Educacionais
Diretor: Ricardo Madeira
Projeto Pedagógico: María del Carmen G. Chude
Gerente-Geral: Sandra Soares
Núcleo Digital: Nilton Varoto
Design Instrucional: Antônio Guimarães
Edição de Conteúdo: Thereza Venturoli

Desenvolvimento de sistema: loja interativa
Bruno Galindo
Clovis Markan
Diego França
Diogo Barbosa
João Victor
Lucas Quedevez
Lucas Peixoto

Idioma Portugues

Obtenção de aprovação em todas as tarefas do curso.

Programa

Introdução

Etapa 1 – Retratos da Infância

Compromisso de todos com a infância

Quando as crianças brincam

O compromisso do docente com a infância

A Educação Infantil como uma janela de oportunidades

A educação infantil e as competências gerais

Direitos de Aprendizagem na Educação Infantil

Consolidação

O nosso trajeto

Geração de experiências

Reflexão

Etapa 2 – Corpo, gestos e movimentos

Proposta: Espetáculo Circense

Espetáculo: faz de conta que estamos no circo

Espetáculo, brincadeiras e cuidados

Autorreconhecimento e consciência corporal

Da imaginação ao circo

Gerador de experiências educacionais: faz de conta que estamos no circo

Trajeto, reflexão e prática

Reflexão

Etapa 3 – O eu, o outro e o nós

Proposta: Trilogia Narrativa

Solução para histórias sem texto

A narrativa do eu

Autorretrato: a narrativa do eu

Gerador de experiências educacionais: eu sou...

A narrativa do outro

Retratos: a narrativa do outro

Gerador de experiências educacionais: retratos

A narrativa do nós

Nós, do Brasil

Memórias de nossa terra

Gerador de experiências educacionais: memórias

Trajeto, reflexão e prática

Reflexão

Etapa 4 – Traços, sons, cores e formas

Proposta: O nosso Musical

O musical

O nosso musical: criação e arte

Cante e dance um conto

Gerador de experiências educacionais: O nosso Musical

Trajeto, reflexão e prática

Reflexão

Etapa 5 – Escuta, fala, pensamento e imaginação

Proposta: Teatro de bonecos “Mundo da imaginação”

O teatro de bonecos

O teatro de bonecos e o mundo imaginário

A imaginação no desenvolvimento da criança

A arte de encantar em sala de aula

Gerador de experiências educacionais: Teatro de bonecos ”Mundo da imaginação”

Trajeto, reflexão e prática

Reflexão

Etapa 6 – Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

A proposta: Museu das ideias e descobertas

O nosso museu

Uma boa pergunta

Brincar de explorador

Construindo o acervo

Gerador de experiências educacionais: Museu de ideias e descobertas

Trajeto, reflexão e prática

Reflexão

Etapa 7 – Síntese das aprendizagens: refletindo sobre a prática

A chave da aprendizagem

Coeducação entre gerações

Mensagem para o futuro