O pensar científico na escola

TEXTO

A
A
A

A revista Ciência Hoje das Crianças na sala de aula: como explorar, experimentar e aprender Ciência com gosto, desenvolvendo as competências da Base Nacional Comum Curricular.

Visão Geral do Curso:

Público-alvo:

docentes do ensino fundamental, anos iniciais (1° ao 5° anos)

Diferenciais:

o conteúdo único e premiado da CHC e a eficiência do Programa de formação docente Ciência Hoje de apoio à Educação certificado como tecnologia social pela UNESCO e FBB.

Estrutura do Curso:

programa organizado em 04 tópicos, desenvolvido para ambiente virtual utilizando tecnologia digital.

Informações sobre o Curso:

Este curso tem propósito de estimular o letramento científico e tecnológico nas escolas públicas de ensino fundamental. Utiliza a revista Ciência Hoje das Crianças, premiada internacionalmente e em circulação no país há mais de 20 anos, como seu principal instrumento de apoio.

O curso convida a aprender por que a Ciência é tão irresistível para as crianças e tão desafiadora para os educadores. Também vamos considera como a leitura de matérias de divulgação científica, especialmente escritas por cientistas para o público infantil e apresentadas com uma linguagem visual primorosa, pode fazer parte das estratégias didáticas dos docentes na perspectiva de desenvolver as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular.

O Instituto Ciência Hoje convida você a explorar este curso.

Veja aqui uma prévia do Curso

Quem desenvolveu o curso?

Ministrado por: María del Carmen G. Chude – Diretora Pedagógica do Programa Ciência Hoje de Apoio a Educação.

Idioma

Portugês

Certificação

Obtenção de aprovação em todas as tarefas do curso.

Programa

TÓPICO      Como aprender Ciência com gosto

  • Apresentação do Curso – Vídeo apresentação do Curso
  • A divulgação científica no Brasil – Apresentação – ppt MIX
  • Por que os jovens não gostam de Ciência? – leitura artigo CH

TÓPICO       As múltiplas linguagens e interesses das crianças

  • Uma experiência de leitura no sentido amplo: leitura da capa da Ciência Hoje das Crianças
  • Competência e práticas de leitura propostas na Base Nacional Comum Curricular.
  • Conectando os múltiplos interesses das crianças com a Ciência que aprendemos na escola: videoscribe
  • Teste: Questionário com questões sobre prática x concepção de ciência.

TÓPICO       Conectando Competência & Conteúdo CHC & Currículo

  • As 10 competências gerais da Educação Básica propostas na Base Nacional Comum Curricular – Infográfico animado
  • Descobrindo conteúdos mediadores para desenvolver as competências da Base – vídeo
  •  A CHC como instrumento de novas práticas de letramento: visual, científico, linguístico, digital.

TÓPICO       Reinventando a prática

  • Por que reinventar a prática
  • O conhecimento de divulgação científico como inspiração para novas práticas
  • As experiências de docentes e alunos transformando-se e transformando sua realidade.- prezzi com infográfico e vídeos.

TESTE PARA CERTIFICAÇÃO